Puxão Salto Bulbo Alto Sapatos Apontado Vidro Pura Azuis Allhqfashion Bombas Fosco Senhoras Dedo No De Do xzTUzq), mas uma vez que as falhas inesperadas acontecem, temos de dar o nosso melhor para resolvê-las. A Manutenção Corretiva é a atividade técnica realizada após a ocorrência de uma avaria e é suposto restaurar um ativo para as condições em que pode executar a função pretendida, quer seja pela reparação ou substituição.

Quais são as vantagens?

  • Custos mais baixos a curto prazo: Uma vez que se trata de uma atividade reativa, há muito pouco a fazer depois da compra e antes que ocorra um problema;
  • Ciel Selecionável Sapatos Meninas Centímetros Banda Meninos Chinelos Cereja Desenhada En Feliz De Sapatos Rastejando 11 De De Acr tamanho Inverno De Unisex Comprimento Sapatos Marrom Algodão Walker Botas Pano Baby Neve Impressão Bebê Planeamento mínimo necessário: A Manutenção Corretiva consiste em corrigir uma avaria identificada num componente específico de um equipamento ou instalação assinalada no momento, portanto, não há necessidade de um planeamento complexo e atempado;
  • Processo mais simples: O processo é fácil de entender, uma vez que só é necessário agir quando ocorre algum tipo de problema;
  • Melhor solução em alguns casos: Quando se acredita que os custos de paragem e reparação em caso de avaria serão menores do que o investimento necessário para a Manutenção Preventiva, a Manutenção Corretiva é a melhor solução.

Quais são as desvantagens?

  • Imprevisibilidade: O equipamento não é monitorado após a compra, por isso as falhas são altamente imprevisíveis;
  • Operações paradas: Falhas inesperadas podem resultar em materiais indisponíveis e, portanto, atrasar o tempo necessário para uma reparação, aumentando o tempo de inatividade do equipamento;
  • Equipamento não maximizado: Esta abordagem não protege ou cuida do equipamento, o que reduz a vida útil dos ativos;
  • Custos mais elevados a longo prazo: A Manutenção Corretiva é aplicada quando se acredita que os custos de paragem e reparação em caso de avaria serão menores do que o investimento necessário para a manutenção planeada. Mas isso nem sempre acontece. Quando ocorre uma falha “catastrófica”, pode ser extremamente dispendioso, causando efeitos negativos sobre a reputação, satisfação do cliente, segurança e capacidade de gerir uma empresa de forma eficiente e produtiva.

Conclusões:

A maioria dos profissionais não analisa, ao pormenor, as vantagens da Manutenção Corretiva, mas é importante entender que, para alguns equipamentos auxiliares, isso é o mais apropriado. Por exemplo, quando há ativos de baixa criticidade e os custos envolvidos numa eventual reparação são considerados inferiores às inspeções regulares ou técnicas preventivas, é apropriado adotar a estratégia de Manutenção Corretiva. Esta abordagem também é comum quando a avaria do equipamento não afeta diretamente as operações ou a produtividade do negócio.

Mesmo nestes casos, é possível otimizar os processos operacionais, relatar e solucionar todas as avarias de maneira oportuna e efetiva para maximizar a satisfação do cliente. Alguns exemplos são a atribuição automática de técnicos, reportes rápidos por cada membro da equipa e organização de falhas facilitada (saber quais estão abertas e/ou concluídas). Estas ferramentas podem ajudá-lo a lidar com a Manutenção Corretiva e pode encontrá-las no Infraspeak.

O principal problema surge quando a Manutenção Corretiva não é adotada como parte do plano de manutenção, mas apenas porque não há atividades preventivas. A nossa experiência e o feedback que recebemos dos nossos clientes mostra-nos que ambos são essenciais, dependendo do contexto e da integração no plano de manutenção estratégica.

Quer saber mais sobre a Infraspeak e como podemos ajudá-lo a superar esses problemas operacionais?
Fale connosco.